EnglishPortuguese

Etiqueta para empreendedores

A etiqueta empresarial é muito importante para a existência de qualquer negócio ou empresa. 

Quando alguém aspira a começar um negócio ou criar a sua própria empresa, é muito habitual que se concentre apenas nos aspetos económicos, nos produtos e serviços a prestar, não obstante, é necessário lembrar-se de que o êxito profissional, não só se compõem de uma parte comercial e económica como também de uma grande componente estética como a sua forma de vestir, atitude e boa educação.

A etiqueta empresarial é muito importante e afecta de maneira decisiva o rendimento geral da sua empresa, assim como os resultados obtidos, muitas empresas chegam a perder clientes pelos seus “maus modos”.

Isto, no entanto, não é sinónimo de que deverá deixar de tomar atenção a áreas como a comercial, marketing ou qualquer outra área sem a qual o sucesso de uma empresa não é viável. Apenas indicamos que este, é um complemento muito mais importante do que os novos empresários acreditam.

É importante saber-se comunicar com clientes. Conhecer a regras básicas da cortesia, como se apresentar, como cumprimentar, como redigir uma carta, como perguntar por outra pessoa quando se faz uma chamada telefónica, etc.  Estas são normas de etiqueta que todos os empreendedores deveriam conhecer ou pelo menos procurar conhecer. 

Aprender a conversar é muito importante. Você pode estar ansioso por dar a conhecer a sua nova empresa. Mas as pessoas também gostam que as escutem. Se fala sobre a sua empresa, seja breve e conciso, não seja demasiado insistente ao falar da mesma. É bom saber escutar as necessidades, sugestões e opiniões de todos. Não só por uma questão de educação mas também porque podem daí advir novos conhecimentos e ideias que podem ser úteis para incorporar na sua empresa.

Saber vestir-se de forma adequada ao momento, local, hora e à época do ano é vital par alcançar confiança e segurança através de uma imagem elegante e agradável aos outros. Vestir-se educadamente requer o seu tempo. Colocar qualquer coisa não é o mesmo que vestir-se. A primeiras impressões são muito importantes.

Em suma, apresentar à sociedade o seu negócio não é uma tarefa apenas dos departamentos de publicidade e marketing mas também cabe à etiqueta e às relações públicas um papel muito importante. 

Exiba, mas sem exagerar. Não seja uma dessas pessoas que aproveitam uma festa para falar unicamente da sua empresa, para ir debitando para todos os convidados informações e cartões de visita como se você fosse nada mais do que um folheto publicitário num mar de pessoas. Seja convidado e anfitrião.

Artigo traduzido de forma liberal a partir de: https://www.protocolo.org/laboral/empresarial/etiqueta_para_emprendedores.html
Imagem: Bizlife

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fechar